"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" se materializa em livro para que a viagem nunca termine

Em parceria com o Sesc, os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes lançaram em formato de livro o filme que fizeram juntos. Filme que passou por alguns cinemas do Brasil no ano de 2009. Karim, já dirigiu filmes como “Madame Satã” (2002), “O Céu de Suely” (2006), “Abismo Prateado” (2011) e “Praia do Futuro” (2014). Marcelo dirigiu “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005) e “Era Uma Vez Eu, Verônica” (2012). “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (2009) foi uma parceria na co-direção entre os dois. E esta produção não pode ser traduzida apenas como um filme. Ela vai além disso. Trata-se de uma verdadeira experiência de imersão numa espécie de diário audiovisual de um protagonista que percorre estradas pela região do nordeste brasileiro.




As imagens que compõem o filme foram captadas em 1999, quando Karim e Marcelo fizeram uma viagem de carro que partiu de Juazeiro do Norte, passou por Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas. A escolha de percurso, com certeza se deu pelo fato de ambos serem nordestinos, Karim, cearense e Marcelo, pernambucano. Na época ainda não sabiam muito bem o que iriam fazer com o material captado. Somente depois foi que tiveram a ideia do roteiro, que insere uma narração em off ao protagonista interpretado pelo ator Irandhir Santos. Interpretação essa que se dá somente por sua voz, pois o filme todo é do ponto de vista da lente subjetiva da câmera, ou seja, o olhar do personagem. Jamais vemos quem ele é. Assim, a produção se configura como uma mistura entre ficção e documentário. O protagonista, narrado por Irandhir, é um geólogo que precisa fazer uma viagem a trabalho para avaliar as condições de viabilidade da construção de um canal. As imagens que vemos são perpassadas pela narrativa do personagem, que, de maneira poética, nos conduz pelas estradas que percorre sozinho em uma viagem geográfica e emocional.

 
O livro consegue transmitir muito bem o universo do filme. Ele é composto de fotos e pequenos textos do roteiro narrado pelo personagem do Irandhir. Para quem viu o filme, é bem fácil ser tragado para a referência vista e sentida nele. E para aqueles que não tiveram a chance de assistir a obra dos cineastas no cinema, o livro contempla uma cópia em DVD do filme. O prefácio apresentado pelo Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, elucida de forma bastante esclarecedora o contexto abordado tanto pelo filme quanto pelo livro. E ainda enfatiza dizendo que ambas obras contribuem para a compreensão e reflexão da identidade múltipla existente no Brasil, em particular o Nordeste.

A noite de lançamento do livro, em Fortaleza, aconteceu no Dragão do Mar, no dia 13 de dezembro, e contou com a presença dos dois cineastas. Houve também uma exibição do filme em uma das salas do Dragão. Karim e Marcelo distribuíram autógrafos e conversaram com os espectadores. Tudo isso regado a pequenas doses de cachaça e castanhas de caju, que foram distribuídas durante o lançamento. Afinal, essas são algumas das melhores iguarias do Ceará! Sendo assim, um brinde e uma boa viagem pela literatura e cinematografia desses, que considero como os melhores cineastas com a capacidade de fazer um cinema de pura inspiração e poesia.


FICHA TÉCNICA
 
Livro: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
Autores: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
Editora: Sesc
Ano: 2015

Comentários