O drama mexicano “O Monstro de Mil Cabeças” (Un monstruo de mil cabezas, 2015),
foi o filme de abertura do Festival de Veneza, em 2015. Baseado no
livro homônimo de Laura Santullo, que também é a roteirista do filme, a
trama denuncia os bastidores de um sistema de saúde mexicano que tende a
menosprezar seus pacientes.
Tudo começa com a personagem Sonia Bonet (Jana Raluy)
acudindo seu marido que está doente e acorda de madrugada com fortes
dores. Desde o início percebemos que o diretor Rodrigo Plá, optou por
utilizar uma câmera parada e enquadramentos que só mostram, na maioria
das vezes, partes dos acontecimentos em cena. Tal recurso pode ser
interpretado à medida que vamos compreendendo a dimensão que a narrativa
aborda.
Na cena
seguinte vemos Sonia dentro de um prédio, acompanhada do seu filho
adolescente, solicitando atendimento com o médico-coordenador do caso do
seu marido. Ela está com vários exames e papéis na mão. Uma atendente
sai e outra entra e ela se aproxima e diz que está aguardando há meia
hora pelo médico e que a atendente que saiu a pediu que esperasse. Sonia
enfatiza dizendo que é urgente. A atendente responde dizendo que é para
ela continuar aguardando. Novamente ela se senta. Depois de um tempo
retorna à atendente dizendo que já está esperando há mais de 1 hora. A
atendente pergunta quem é o médico e se ela tem hora marcada com ele.
Sonia responde que não, mas que a atendente anterior havia lhe informado
que ele a receberia. Reforça dizendo que ele é o médico-coordenador do
caso do seu marido e que precisa vê-lo com urgência, pois seu marido
piorou. Finalmente a atendente liga para o consultório do médico e
informa a Sonia que o médico não está no consultório. Obviamente ela
fica bastante chateada e pergunta se pode falar com o responsável, a
atendente responde que ela pode registrar uma queixa e lhe entrega um
papel, dizendo que todos já foram embora e que hoje é sexta-feira. Sonia
pega o papel e novamente se senta. Neste momento, percebemos que o
filme está sendo contado em flashback, pois entra uma narração em off
sob a imagem da atendente perguntando se ela sabe por que foi chamada
como testemunha. Ela responde que sim, que foi devido a senhora Sra.
Bonet e relata o acontecido à juíza. O relato da atendente prossegue em off
e continua até o momento que o médico aparece e ela o informa que há
uma pessoa o aguardando por horas. O médico pergunta quem é, depois diz
que não a conhece e pede para dizer que ele não está. Porém, Sonia
percebe o que se passa e resolve ir atrás do médico.
O recurso da narração em off
percorre todo o filme, à medida que novos personagens vão se adentrando
a narrativa, e vamos percebendo que eles são testemunhas prestando
depoimento em uma audiência em que a Sonia Bonet está como ré. Tal
recurso funciona muito bem para nos envolver e aumentar a tensão
dramática do filme. A câmera parada e os enquadramentos também
contribuem para simbolizar um sistema de saúde burocrático, cruel e
apático em relação aos seus clientes/pacientes. Assim, como os médicos e
os diretores desse sistema, o uso da câmera estática e os
enquadramentos representam justamente essa apatia e indiferença a tudo
que se passa em cena.
O
enfrentamento da personagem proposto no filme é composto de coragem e de
um desejo suprimido de muitas pessoas que também gostariam de serem
ouvidas, vistas e atendidas naquilo que lhes é de direito. Sonia chega
até onde consegue ir para alcançar seu objetivo, porém, como o título
sugere, ela enfrenta um monstro de mil cabeças que é muito difícil de
ser vencido. E a consequência de seus atos lhe custa caro, pois é
preciso pagar com a vida e/ou a privação dela. Porém, Sonia é firme e
incansável, pois mesmo depois de ter sido “derrotada”, sua fala final
para seu filho mostra que ela sabe exatamente o que é preciso enfrentar
para lidar com as mil cabeças de um sistema voraz e monstruoso.
FICHA TÉCNICA
Direção: Rodrigo Plá
Roteiro: Laura Santullo
Elenco: Jana Raluy, Sebastián Aguirre Boëda, Hugo Albores
Distribuição: Alpha Filmes/ Pandora
País: México, França
Ano de produção: 2015
Duração: 74 minutos
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