Os Famosos e os Duendes da Morte



Poeticamente inteligente. Acho que esse é o melhor adjetivo para se dizer sobre o filme de Esmir Filho, que foi vencedor do prêmio de Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio 2009. Nada mal para o cara que ficou conhecido na intenet pelo vídeo “Tapa Na Pantera”. A produção é baseada no livro do gaúcho da cidade de Lajeado, Ismael Canappele, que também atua no filme. Porém, não se trata de uma adaptação, já que o livro e o roteiro foram escritos ao mesmo tempo.

Com uma fotografia maravilhosa e planos e enquadramentos muito bem dirigidos, o filme fala sobre um menino que mora num pequeno vilarejo, no interior do Rio Grande do Sul e que é fã de Bob Dylan. O seu universo é extremamente limitado devido as poucas opções que sua cidade oferece. Sendo assim, ele encontra como forma de expressão, o veículo da internet. Posta textos em seu blog e conversa com pessoas de outros lugares via MSN. No decorrer do filme, que intercala imagens de pequenos vídeos de internet de um casal, com a vida do protagonista, vamos compreendendo o porque daquelas imagens e qual é a ligação que os personagens possuem. Tudo isso é feito de uma maneira extremamente poética e com uma narrativa de sublime sutileza. Uma curiosidade é que esses vídeos e fotos mostrados no filme já existiam e são da atriz Tuane Eggers. Quem quiser, pode conferir no seu flickr Jingle Jangles: http://www.flickr.com/photos/uncolortv/

Além disso, o filme também fala sobre um assunto ainda não muito abordado e extremamente atual. Trata-se do que podemos chamar de os “fantasmas cibernéticos”, ou seja, pessoas que já morreram e, no entanto, ainda estão vivas no mundo virtual, com seus blogs, vídeos, sites de relacionamentos, etc. O que poderia ser um assunto mórbido, ganha um teor inspirador, melancólico e nostálgico. A questão de que a tecnologia de hoje pode nos distanciar uns dos outros cai por terra. Como já havia profetizado o cigano Melquíades (da obra de Gabriel García Márques, Cem Anos de Solidão), ao apresentar o incrível aparelho binóculo: “A ciência eliminou as distâncias. Dentro em pouco o homem poderá ver o que acontece em qualquer lugar da terra, sem sair da sua casa”. E agora podemos realmente fazer isso, inclusive até mesmo com pessoas que não mais estão entre nós.

Comentários

Anônimo disse…
Muito interessante!
Um filme abordar esse universo de pessoas que já morrera, mas que continuam vivas no mundo virtual.
Devo conferir por aqui, caso já esteja em cartaz.
Como em Vitória as coisas acontecem um pouquinho depois, terei que ter paciência.
Valeu Lari!
Bjs, Amália.
Allan Nascimento disse…
Vou conferir... adorei o post...
Grande bjo