Diário do Festival do Rio 2008


Madonna abre a minha seleção de filmes do festival. Isso mesmo, Madonna estréia na direção com Sujos e Sábios (Filth and Wisdom, 2008), que narra a história de pessoas que, apesar dos problemas do dia-a-dia, tentam levar a vida da melhor forma possível. O protagonista, e também a trilha do filme, fica por conta do cantor cigano ucraniano Eugene Hutz, vocalista da banda "Gogol Bordello", que já é uma figura por si só e que, inclusive, irá se apresentar no TIM Festival desse ano. É claro que, em alguns momentos ouvimos músicas da própria diretora, mas o ponto alto do filme é uma referência a Britney Spears. Até que a rainha do pop consegue surpreender com a sua estréia na direção, com uma narrativa interessante e cômica. Vale a pena conferir!

Charlie Kaufman é o roteirista dos filmes “Quero Ser John Malkovich”, “Adaptação” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. E agora ele não só roteirizou, como dirigiu a sua mais nova “viagem”, Sinédoque Nova Iorque (Synecdoche, New York, 2008). Assim como em “Adaptação”, Kaufman brinca mais uma vez com a ficção dentro da ficção. O elenco do filme é encabeçado pelo excelente Philip Seymour Hoffman, que contracena com atrizes como Catherine Keener, Samantha Morton e Jennifer Jason Leigh. E a história se desenrola através dos conflitos externos e internos do diretor teatral Caden Cotard, que acaba levando para o teatro toda a sua vida em um projeto grandioso e sem fim. Só vendo para entender, ou melhor, se confundir ainda mais!

Ah! Os irmãos Coen e suas histórias maravilhosas!! Depois de ganharem o Oscar de Melhor Filme por “Onde os Fracos Não Têm Vez”, eles nos deliciam com Queime Depois de Ler (Burn After Reading, 2008), que é uma fabulosa trama sobre aquilo que pode ser, não é, mas pode acabar sendo, dependendo do ponto de vista de cada um. Deu pra entender? O que importa é que os irmãos Coen conseguem sempre extrair uma ótima atuação cômica dos atores, sem fazer com que soem caricatos. Brad Pitt, por exemplo, está sensacional como um personal trainer imbecil que trabalha numa academia. Sem falar nas atuações, também maravilhosas de George Clooney e Francis McDormand. Enfim, é diversão inteligente e garantida, típica de uma produção assinada pelos irmãos cineastas
!

Comentários

Anônimo disse…
Larissa,

Sua crítica nos remete a um impulso imediato, qual seja: assistir os filmes!!

Ivana
Anônimo disse…
larissa, achei o teu blog.
nerd master!
beijão!
dog