Avatar



Depois de três semanas, finalmente consegui comprar o ingresso (pela internet) para assistir Avatar 3D. O filme mais falado do momento e que já bateu todos os recordes de bilheteria. A primeira vez que vi o trailer do filme, confesso que achei tudo meio fantasioso demais. Mas, isso não seria uma barreira, pois tratava-se de um filme de James Cameron, que é um diretor que admiro muito, tanto pelo talento como diretor quanto como roteirista. Característica aliás bem rara em Hollywood hoje em dia, um diretor que também escreve o roteiro de seus próprios filmes. Só para relembrar: O Exterminador do Futuro 1 e 2, Aliens - O Resgate, Titanic, e por aí vai.

E o filme é muito mais do que o trailer mostra, muito mais mesmo! E não é só pelos efeitos revolucionadamente especiais. E nem pelo fato de ter sido meu primeiro filme em 3D. O filme fala de algo extremamente profundo e que nos remete à nossa essência enquanto seres humanos. E o paradoxo maior é que o diretor-autor teve que desenvolver toda uma nova tecnologia cinematográfica (que demorou dez anos), para mostrar algo que é extremamente simples e primitivo: a importância da conexão do homem com a natureza.

Acho que esse é um filme pós-apocalíptico ecologicamente correto. Talvez seja o recomeço pós 2012. Depois do “fim do mundo” que a natureza nos proporcionará por tratá-la da forma como vimos tratando (taí Copenhagem como prova), o que nos resta depois de tudo é fazer as pazes com ela. Nos reconectarmos com o básico. No entanto, talvez isso não seja mais possível diante da forma que nos encontramos atualmente. Talvez, num futuro próximo, seja necessário adotarmos um outro corpo, pois o nosso está totalmente doente e com terríveis vícios nocivos. Talvez só mesmo em um Avatar é que tenhamos a possibilidade de refazer essa conexão perdida há muitos e muitos anos atrás.

O conceito da palavra Avatar vem, primeiramente, da religião hinduísta (do sânscrito, Avatara), e significa encarnação do espírito de um ser divino num corpo material. No caso do filme, essa possibilidade passa a ser meio que inversa, ou seja, o nosso "corpo" passa a ser o corpo de um outro ser. Sendo assim, o nosso corpo deixa de existir e a nossa essência e consciência são transferidas para um outro corpo. Esse argumento do filme que mistura religião e ficção pode nos deixar meio zonzos, mas o importante é que a mensagem que fica é "conecte-se". Conecte-se com a natureza, uns com os outros, vivos, mortos, presente, passado e usufrua de uma sabedoria que já existe e que já está aí a nossa volta, basta que consigamos enxergar, mesmo que para isso seja preciso se transformar num Avatar.

Comentários

Amália disse…
Nossa Larissa,
Esse filmes deve ser incrível!
Apesar de não gostar muito de ficção, vou assistir ao filme para ver se consigo captar tudo isso que você relatou.
Figuei curiosa!

Beijos,
Amália.
Anônimo disse…
Oi prima sou eu Rodrigo, esse blog é seu msm? se for é da hora,e posso ajudar divulgando ele numa parceria tenho varios blogs vou te mandar 2 pra você ver http://foxfilmesonlines.blogspot.com/ http://www.startgamesfree.com/

Espero respostas,boa semana e abraço pra familia
Amália disse…
Larissa,
Acabei de chegar do cinema.
Finalmente, fui assistir Avatar.
Estou sensibilizada com o filme, com os valores postos e toda relação do homem com o poder em detrimento de seu próprio planeta e espécie.
O filme me fez repensar umas coisas e me lembrar sobre uma retomada as questões espirituais que já algum tempo deixei de lado devido a carga de trabalho.
Valeu a dica e os comentários do Blog.
Beijos,
Amália.
Olá Leurys,

Infelizmente (ou não), não tive a mesma impressão que você ao ver o filme. Na verdade, já não curto muito o James Cameron pelos filmes que ele assina, mas fiz um esforço pra assistir o Avatar. Sinceramente o roteiro do filme, na minha opinião não traz nada de novo, ele se enquadra nos arquétipos mais batidos em qualquer história. É lógico que não se pode assistir a um filme de Cameron com a mesma postura de um filme do Kim ki Duk, por exemplo. Mas mesmo tentando me entregar a história fiquei extremamente incomodada com a dicotomia irreal das personagens.
Achei que o filme deixou a desejar até mesmo nos efeitos especiais. Vou me explicar: quando fui assistir ao fime em 3D esperava ver um pouco mais de 3D. Muitas cenas de luta, entre elas a batalha final (a mais importante) não foram feitas em 3D, onde se perdeu uma grande oportunidade. As legendas sim, eram um espetáculo! quase todas em 3D(haha!). Agora, na minha opinião, o filme teria que demorar mais uns 2 anos para ser exibido e trabalhar melhor essa questão técnica.
Achei a história bem contada, mas com a sensação de que a história, mesmo bem contada era muito pobre. Uma fábula pra criancinha dormir. Mas se for a isso que o filme se propõe, ele atinge seu objetivo. Avatar pra mim foi uma experiência de puro entretenimento. Que eu infelizmente (ou não)não consegui levar a sério.